Com novo parceiro local, a CeviMed, Olsen fortalece atuação nos EUA

O objetivo de crescimento e de abertura de novos mercados para os equipamentos da fabricante catarinense de equipamentos médicos e odontológicos Olsen nos Estados Unidos ganhou tração. Foi estabelecida uma parceria para a representação do portfólio completo da marca para todo o território norte-americano com a CeviMed, uma distribuidora que já colocou por lá 57 equipamentos, o lote mais recente com 48 unidades perfazendo 8 toneladas de carga.

A empresa catarinense já tem um histórico de participações em evento nos Estados Unidos, e de presenta em solo americano, onde inclusive já se instalou como empresa registrada e com a garantia da certificação FDA para seus conjuntos. 

Em 2017 a Olsen foi a única empresa brasileira que participou da exposição anual da Ausa – Association of United States Army, em Washington, DC. No Mesmo ano, também marcou presença na Feira anual da Associação do Exército dos Estados Unidos no estado de Alabama – EUA.  Em 2019 houve a participação na FIME de Miami, sempre com bons resultados.

Faltava um impulso comercial mais efetivo, conforme o fundador e presidente da empresa, Cesar Olsen e a partir daí uma nova estratégia de abordagem ao mercado norte-americano começou a ser gestado na empresa, missão entregue à Vice Presidente Elisa Olsen, que foi buscar o apoio da executiva Camila de Souza Regis, a nova coordenadora de exportação.

A partir de 2021, Elisa e Camila fizeram um estudo minucioso do mercado norte-americano, suas características, como funciona o relacionamento comercial entre parceiros por lá e os valores mais considerados pelos empresários em negociações.

O estudo trouxe uma definição de nicho de mercado em que a Olsen pretende se posicionar, oferecendo para a área da Saúde equipamentos com um custo & benefício capaz de decidir as vendas, um meio-termo sem mirar as faixas das marcas-preço e dos conjuntos top de linha super sofisticados.

Após duas viagens aos Estados Unidos e também com a vinda do fundador e proprietário da CeviMed, Simon Cortes, a Santa Catarina, foi delineado o contrato de representação para o mercado dos EUA e começaram os primeiros embarques.

Segundo a VP Elisa Olsen, o que acelerou e foi decisivo nesta parceria foi o entrosamento alcançado entre a Olsen e a CeviMed.

– Os pensamentos e valores nos negócios e os objetivos de crescimento foram os mesmos, praticamente se somaram, o jeito de pensar e de formatar os processos comerciais são muito semelhantes na Olsen e na CeviMed, então tudo fluiu mais fácil – afirma.

PRIMEIROS CONSULTÓRIOS INSTALADOS

Como mais um resultado prático desta parceria, aconteceu a instalação de 5 equipamentos na  clínica odontológica Dental Dynasty, da Dr. Mary Abdou, localizada em Las Vegas, Nevada. Foram instalados cinco equipamentos Olsen. A empresa deslocou o inspetor tecnico Willians Santos para acompanhar as montagens nos Estados Unidos.  A segunda instalação ocorreu na cidade de Oackland, Estado da Califórnia, com mais três conjuntos na clínica do Dr. Rahul Malik.
 

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL EM FEIRA NOS EUA

A estratégia comercial nos Estados Unidos também incluiu uma nova participação presencial em feiras, pela primeira vez, em conjunto com a CevMed. A Olsen participou como expositora da Florida Dental Convention, realizada no mês de junho em Miami. Foram apresentados aos participantes cinco conjuntos do portfólio da marca, tanto da linha médica como odontológica. A Coordenadora de Exportação, Camila Regis e o inspetor técnico Willians Santos representaram o time da empresa catarinense neste evento.